Constituída por um conjunto de trabalhos que permitem ao promotor o reconhecimento de terrenos em profundidade.
Resistividade eléctrica
Método que permite investigar estruturas em superfície através da condução de corrente eléctrica nas rochas e solos. Aplica-se sobretudo em prospecção mineral, prospecção de águas subterrâneas e estudos ambientais.
Métodos Sísmicos
Método que se fundamenta na emissão de ondas sísmicas artificiais num ponto e posterior captação dos tempos de chegada noutros pontos à superfície da terra. É possível determinar a distribuição da velocidade e localizar interfaces subterrâneas onde as ondas são reflectidas ou refractadas. Trata-se de um método utilizado extensivamente na prospecção de petróleo, gás natural e carvão. É ainda utilizado, na caracterização de terrenos, determinação de profundidades e espessuras de substratos rochosos.
Georadar
Equipamento utilizado na prospecção geofísica que, utilizando a reflexão das ondas electromagnéticas produzidas pelo sistema, permite diferenciar os materiais que se encontram no subsolo. Método útil na determinação da profundidade e posicionamento de estruturas enterradas, cavidades, minas, blocos rochosos entre outros acidentes naturais.