Como medida de acompanhamento dos efeitos provocados pelos projetos alvo de Avaliação de Impacte Ambiental ou Avaliação de Incidência Ambiental são habitualmente implementados Planos de Monitorização. A monitorização consiste na recolha sistemática de dados específicos ao longo das diferentes fases do projeto (construção e exploração) com vista à aferição os impactes previstos e/ou de impactes inesperados.
Num campo mais estratégico os planos e programas alvo de Avaliação Ambiental Estratégica também são, de acordo com a lei em vigor, submetidos a Planos de Seguimento e Controlo. O seguimento dos efeitos da execução do plano ou programa é geralmente efetuado, pelo menos, anualmente. Destaca-se neste âmbito a monitorização da Declaração Ambiental de Planos Diretores Municipais, Planos de Pormenor e outros Instrumentos de Gestão Territorial.
A Sinergiae Ambiente assegurou dezenas de Planos de Monitorização nas mais diversas temáticas (Arqueologia, Ruído, Recursos Hídricos, Fauna, Flora e Habitats, etc.), de Projetos e de Planos.