• PT
  • EN
  • ES


  • Quem Somos?

    Empresa especializada em consultoria ambiental e no apoio à exportação. Concretizando-se na prestação de serviços para Organismos Públicos e Empresas que pretendam exteriorizar as suas preocupações ambientais.



  • Projeto e Conformidade Legal

    Conjunto de Serviços que visam a rigorosa execução dos seus Planos e Projetos. Desde a Avaliação Ambiental Estratégica e de Impacte Ambiental, Estudos Ambientais (Geologia, Biodiversidade, Ruído, etc), Financiamento e Concursos, até ao Licenciamento e à Responsabilidade Ambiental



  • Certificações, Qualidade e Ambiente

    Conjunto de Serviços que visam o aumento do desempenho das empresas e dos seus produtos ao nível da Qualidade e Ambiente, comumente exigidos pelas Modernas Cadeias de Retalho e Importadores. Abrangem vários Sistemas de Gestão (9001, 14001, 22001), Rótulos Ecológicos e o Business & Biodiversity



  • Exportação & Marketing Ambiental

    Os nossos Serviços encontram-se direccionados para um maior desempenho das empresas e dos produtos dos nossos clientes nos mercados externos, reflectindo-se em Serviços de Prospecção de Mercados "Verdes" e criação de conteúdos



  • I+D

    Conjunto de Serviços que respondem às necessidades dos clientes em práticas Inovadoras de Produção e Diferenciação perante o Mercado

Avaliação de Impacte Ambiental

Avaliação Ambiental Estratégica

A Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) consiste num instrumento de protecção ambiental que avalia os impactes significativos provocados no ambiente por projectos de índole pública e/ou privada. Actualmente o seu regime jurídico rege-se pelo Decreto-Lei nº 197/2005, de 8 de Novembro, tendo alterado e republicado o D.L. nº 69/2000, de 3 de Maio.

Na sua essência é análise pluridisciplinar, integrando domínios naturais e sociais, ou seja, solos, água, ar, fauna, flora, ruído, paisagem, património cultural e socio-economia, entre outros, com vista à avaliação dos efeitos provocados sobre estes domínios, a minimização ou potenciação das afectações identificadas, com vista à viabilidade e sustentabilidade ambiental de cada projecto.

A SINERGIAE Ambiente encontra-se a elaborar presentemente 2 Estudos de Impacte Ambiental (EIA) para zonas industriais e já participou ou colaborou (principalmente na componente de Ecologia: Fauna, Flora e Habitats) na elaboração de mais de 35 EIAs.

Assegura também a componente Acústica/Ruído de alguns EIA.
A elaboração de um Estudo de Impacte Ambiental (EIA) é realizada por uma equipa multidisciplinar, abrangendo vulgarmente um vasto conjunto de especialidades, que se impõe ao cumprimento da legislação em vigor, como Geologia e Geomorfologia, Solos e Usos do Solo, Recursos hídricos (superficiais e subterrâneos), Biodiversidade, Resíduos, Ruído, Ar, Paisagem e Património arqueológico.

O EIA é, por vezes, composto por uma fase inicial (facultativa) em que se define a abordagem e o âmbito do estudo a efectuar, entre o promotor/consultor e as entidades oficiais avaliadoras (Autoridade de AIA), atendendo à tipologia de cada projecto em análise, trata-se da elaboração da Proposta de Definição do Âmbito do EIA.
Deste modo os produtos relativos a um processo de Avaliação de Impactes Ambiental são:

  • Proposta de Definição do Âmbito do EIA (Facultativa)
  • Estudo de Impacte Ambiental
  • Resumo Não Técnico

Os projectos em fase de Projecto de Execução, que foram na sua fase de Estudo Prévio sujeitos a AIA, terão de elaborar um Relatório de Conformidade Ambiental com o Projecto de Execução (RECAPE), no qual se verificam as Condicionantes impostas pelas Declaração de Impacte Ambiental (DIA) no Estudo Prévio.